quinta-feira, 27 de agosto de 2009

CONHECE OS MÓRMONS ?

Factos

▪ “Mórmon” é um apelido para A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Com frequência, os membros são chamados de “mórmons”, “santos dos últimos dias”, ou “SUD”. O termo “santo” significa “membro”.

A Igreja foi restaurada em 1830, na parte norte do Estado de Nova York, e Joseph Smith foi seu primeiro profeta e presidente. A sede hoje fica em Salt Lake City, sendo o Presidente Gordon B. Hinckley o profeta actual.

Existem actualmente mais de 13 milhões de membros, em 176 países e territórios. Cerca de 6 milhões estão nos Estados Unidos, o que nos torna a quarta maior denominação cristã da América. Como uma das religiões cristãs que mais crescem no mundo, a cada dia útil construímos uma nova capela. Os membros pagam o dízimo, que corresponde a 10 por cento do seu rendimento, tornando possível esse e outros programas.

As congregações locais são dirigidas por membros voluntários e não remunerados. Tanto homens como mulheres servem em posições designadas de liderança.

Os mórmons estão bem representados na política e no governo. (Nos Estados Unidos, por exemplo, há 16 membros no Congresso, pertencentes a ambos os partidos políticos.) Os membros também servem em cargos importantes e de confiança no mundo todo, no comércio, medicina, direito, educação, média, desportos e entretenimentos.

Como cristãos comprometidos e com fortes valores tradicionais temos regras básicas de fé e também:

Cremos na eternidade da alma, que Deus é o Pai de nosso espírito, e que podemos voltar a Ele depois da morte.

Cremos que Jesus Cristo é nosso Salvador pessoal e tentamos moldar nossa vida no Seu exemplo e em Seus ensinamentos. Celebramos o sacrifício expiatório de Cristo em nossas reuniões de adoração aos domingos, semelhantemente à comunhão em outras igrejas. Aceitamos como companheiros cristãos a todos os que crêem que Jesus Cristo é o Filho de Deus e o Salvador de toda a humanidade. Muitos cristãos não entendem que temos muito em comum com eles. Joseph Smith ensinou que Jesus Cristo é o centro de nossa crença e que todo o resto depende disso (ver Elders Journal, julho de 1838, p. 44). O nome da Igreja é “A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”.

Cremos que a igreja original que Jesus estabeleceu foi perdida e novamente restaurada em nossos dias. O sacerdócio, a autoridade dada aos homens para agir em nome de Deus, com apóstolos e um profeta para nos dirigir, foi restaurado, assim como o foram todas as ordenanças de salvação.

Acreditamos na Bíblia Sagrada e usamos tanto o Velho como o Novo Testamento.

E acreditamos no Livro de Mórmon e em outros livros de escritura que apoiam e autenticam a Bíblia, e testificam do ministério e da divindade de Cristo e da revelação contínua de Deus ao homem. Na realidade, o Livro de Mórmon é “Outro Testamento de Jesus Cristo”.

Família


O nosso estilo de vida é centralizado na família.

Os mórmons dão uma ênfase particularmente forte à família como a unidade básica da Igreja e da sociedade. Somos extremamente comprometidos com o casamento (definido como a união entre o homem e a mulher). A poligamia, uma prática limitada aos primórdios da Igreja, foi descontinuada em 1890, cerca de 117 anos atrás.

As famílias e os indivíduos, sejam de nossa religião ou não, podem assistir às reuniões de domingo em nossas capelas. Aqui adoramos juntos, instruindo-nos mutuamente a partir das escrituras.

As famílias dos membros da Igreja são incentivadas a realizar “noites familiares” semanalmente, em geral nas noites de segunda-feira. Isso proporciona um tempo regular e previsível aos pais para que ensinem valores aos filhos e se divirtam juntos. Convidamos todos os que não são de nossa religião a adoptar essa prática com sua própria família.

A Igreja tem programas auxiliares para mulheres, jovens e crianças, como um apoio à família. Esses programas proporcionam coisas como: instrução religiosa, oportunidades de prestar serviço cristão, desporto, teatro, música e escutismo.

Existe também um grande enfoque nos outros parentes, na genealogia e na história pessoal da família, fornecendo aos jovens e idosos um senso mais forte de suas raízes, identidade e o sentimento de união. As ordenanças mais elevadas e sagradas de nossa religião relacionam-se a nossos familiares, tanto vivos quanto mortos, e algumas dessas ordenanças se realizam em nossos templos.

Frutos

O próprio Salvador disse: “pelos seus frutos os conhecereis” (Mateus 7:20).

Aqui estão alguns exemplos extraídos de estatísticas dos Estados Unidos, mas que devem ser semelhantes no mundo todo entre os mórmons praticantes (isto é, os que frequentam regularmente a Igreja e o templo):

Um dos frutos é uma vida mais longa. Estudos demonstram que os mórmons praticantes são mais saudáveis e, portanto, vivem mais que a média nacional. Em 1833, o Senhor revelou a Joseph Smith a “Palavra de Sabedoria”, que é uma forma de viver para desfrutar de uma existência longa e saudável.

Segundo, os que se casam no templo e o frequentam regularmente apresentam uma média de divórcios muito abaixo das médias nacionais e mundiais.

Terceiro, atingimos um nível cultural mais alto do que a média nacional.

Quarto, mais de 70.000 membros comprometem-se, às próprias custas, a servir voluntariamente de 18 a 24 meses em trabalhos humanitários, designações de serviço da Igreja e serviço missionário de tempo integral no mundo.

E quinto, damos grande ênfase à auto-suficiência e a uma sólida ética profissional. Incentivamos o envolvimento activo nas comunidades e na prestação de serviço ao próximo. A Igreja continua a doar grandes quantias, mercadorias e serviços a causas humanitárias ao redor do mundo, inclusive horas incontáveis de trabalho doado pelos membros para ajudar na limpeza dos locais de tragédia e no socorro a vítimas.

A IGREJA SUD NO MUNDO

De acordo com o relatório geral de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, difundido na Conferencia Geral realizada em Abril de 2009, apresentamos os seguintes números estatísticos relativos a Dezembro de 2008 os quais demonstram o crescimento sustentado da Igreja em todo o mundo:

  • 13,508,509 membros
  • 265,593 conversos batizados em 2008
  • 123,502 crianças registadas em 2008
  • 2,818 estacas
  • 348 missões
  • 622 distritos
  • 28,109 alas e ramos
  • 52,494 missionários em serviço
Posted by Picasa

1 comentário:

  1. Por falecimento do Presidente Hincley foi chamado para o suceder na liderança da Igreja o Presidente Thomas S. Monson

    ResponderEliminar

Seguidores