quinta-feira, 9 de dezembro de 2010


A Igreja SUD e o estado angolano cooperam na defesa da família

A Presidência Sociedade de Socorro dos três ramos de Luanda, reuniu no dia 8 de Dezembro de 2010, com 5 membros pertencentes ao Ministério da Família e Promoção da Mulher.

A oportunidade surgiu no âmbito das Jornadas da Mulher organizadas pelo Ministério, cujo o objectivo é reflectir junto de membros e instituições da comunidade as actuais situações que ameaçam a Mulher e a Família angolana, tais como a violência doméstica, a fuga da paternidade e o perda dos valores morais.

A reunião contou com uma agenda organizada pela Sociedade de Socorro e pelo irmão José Venâncio de Luanda 2, da qual constaram as apresentações " A Família - Proclamação ao Mundo"; Breve História da Sociedade de Socorro, A Caridade Nunca Falha; Auto-Suficiência, o Papel da Mulher na Sociedade, e Programas de apoio à mulher e à Família de A IJCSUD.

O ambiente foi de harmonia e espiritualidade de ambas as partes, a Senhora Directora Provincial da Família e da Promoção da Mulher, Antónia Ferreira, juntou-se à congregação na entoação dos hinos.

Esta oportunidade serviu para dar a conhecer algumas das regras de fé da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e os respectivos programas de apoio à mulher e às famílias. No final concluiu-se que a missão da IJCSUD em fortalecer as famílias vai de encontro aos objectivos do Ministério, tendo-se deste modo estreitado os laços entre o estado e a Igreja, e criado um compromisso participação por parte da Sociedade de Socorro nas acções e projectos dirigidos pelo Ministério, para a protecção das mulheres e das famílias angolanas.


"(...) uma das mensagens que o Ministério da Família e Promoção da Mulher tem passado à sociedade vai no sentido de se cultivar o amor, a irmandade, a coesão e, sobretudo, o perdão e a tolerância entre os membros de um lar.
O Ministério da Família e Promoção da Mulher tem consciência de que a família, núcleo fundamental da sociedade, tem de estar estável, para que o país possa caminhar seguramente para a construção das condições que nos hão-de levar à prosperidade.
E uma das formas de se assegurar a estabilidade dos lares é fazer com que aos filhos seja garantido, por parte dos seus progenitores, o sustento e a educação devidos.
Os pais devem assumir nos lares as suas responsabilidades enquanto encarregados de educação, proporcionando aos descendentes condições para que possam ter uma vida sem grandes carências, e abstendo-se de práticas violentas que possam causar aos educandos traumatismos.
Um problema que tem estado na base da desestabilização de famílias é a fuga à paternidade e o abandono dos lares por parte de pais. Há registo de que as instituições vocacionadas para a protecção da criança têm trabalhado imenso para atenuar esse tipo de problemas, mas há ainda grandes tarefas a realizar, pois as situações de abandono de lares e de fuga às obrigações de pais em relação aos filhos são ainda inúmeras.
Perante esses graves problemas, o Estado não podia ficar indiferente, tendo-se criado um departamento ministerial para tratar especificamente dos problemas da família e da mulher, o que é indicação de que, para as autoridades, é prioritário o combate a situações que possam pôr em causa a estabilidade da vida familiar."
(in ,http://jornaldeangola.sapo.ao/19/42/a_estabilidade_da_familia).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores